Vídeo do Concerto de Natal da Sociedade Filarmónica Penelense

A Sociedade Filarmónica Penelense (SFP) foi fundada no dia 18 de janeiro de 1858 por um grupo de ilustres penelenses, dos quais se destacam Manuel José Erse, José da Encarnação e Joaquim Urbano Peres.

Tendo sido agraciada com o Grau de Cavaleiro da Ordem da Benemerência, condecorada com a Medalha de Mérito Cultural do Concelho de Penela pelo Município de Penela e, de 1939 a 1945, tendo sido mesmo considerada a melhor banda do distrito de Coimbra, a SFP tem em atividade cinco valências: a Academia de Música, a Banda, o Choral Polyphónico João Rodrigues de Deus, a Orquestra Ligeira e Os Caspirros.

Por volta de 1867, com a chegada a Penela do Professor João Rodrigues de Deus, a SFP viria a conhecer um dos melhores períodos da sua ministrada. Após um período conturbado nos finais dos anos 60 e início dos anos 70, pelo maciço abandono de músicos, chamados a ingressar na vida militar e à Guerra Colonial, a SFP iria a ressurgir com uma maior dinâmica, a partir de 1982, pelo seu rejuvenescimento.

  • Fonte da C.M.Penela