Quarta-feira, Setembro 30, 2020

Soure vai efectuar testes serológicos no arranque do ano letivo

A SICÓ TV publica na integra o comunicado de imprensa do Município de Soure, referente ao inicio do ano lectivo e às medidas de mitigação propostas para a Covid19.

“O Município de Soure encontra-se a preparar o arranque do próximo ano letivo, atendendo aos desafios impostos pela pandemia Covid-19.

Considerando as atuais orientações da Direção-Geral da Saúde e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares para o ano escolar 2020-2021, o Município e o Agrupamento de Escolas Martinho Árias de Soure, juntamente com a Autoridade de Saúde Local, definiram os procedimentos a adotar, de forma a garantir a segurança e fomentar a tranquilidade de todos os envolvidos.

Neste sentido, no decorrer da próxima semana, o Vereador Gil Soares, responsável pelo pelouro da Educação, irá participar em reuniões com os encarregados de educação em todos os estabelecimentos de ensino pré-escolar e 1.º ciclo e respetivas Juntas de Freguesia, em conjunto com a direção do Agrupamento de Escolas de Soure, visando esclarecer questões de organização e funcionamento das atividades escolares.

As principais medidas implementadas privilegiam o desfasamento de horários e a reorganização de espaços de modo a promover o distanciamento social, nas componentes letivas, recreio, períodos de almoço e transportes escolares, bem com a distribuição de EPI’s (equipamentos de proteção individual).

Também a higienização é prioridade, tendo sido colocados dispensadores de gel desinfetante e tapetes desinfetantes em todas as entradas e adquiridos produtos adequados à limpeza dos espaços e soluções bioativas para os objetos manipulados pelos alunos.

Neste sentido, os funcionários municipais afetos à área da Educação estarão presentes numa ação de formação com duas componentes: uma sobre a higienização, com o objetivo de reforçar os procedimentos a adotar no acolhimento das crianças, atividades letivas, refeições, limpeza e na utilização de equipamentos de proteção de proteção individual, sendo também sido distribuído um manual esclarecedor de todas as medidas; e outra referente ao tema “Gestão de comportamentos no recreio: desafios atuais”, ministrada pela psicóloga Mariana Pimentel.

Os assistentes operacionais dos estabelecimentos escolares, motoristas, vigilantes e pessoal docente irão ainda ser submetidos à realização de teste serológico de despiste e diagnóstico de COVID-19, à semelhança do que aconteceu em junho, na retoma do ensino pré-escolar. Ação de rastreio contará com a colaboração de vários profissionais de saúde do Concelho que integram o Banco de Voluntariado local.

Com este trabalho de proximidade, a par com outras ações previstas, o Município pretende que o regresso às escolas por parte da comunidade educativa do Concelho se processe dentro de parâmetros que garantam a segurança de alunos e do pessoal docente e não docente.

A Autarquia tem competências na área da Educação ao nível da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, nomeadamente no serviço de refeições, manutenção do parque escolar, atividades de animação e de apoio às famílias na educação pré-escolar, ação social e transportes escolares.”

SICÓ TV

São Mateus em Soure arranca hoje e prolonga-se até ao dia 22

É em contexto de pandemia Covid19 que se realiza este ano a Festa de São Mateus em Soure. O Município e a Associação Empresarial...

1,5 milhões de euros para a construção do Centro Escolar da Pelariga

O Município de Pombal vai investir cerca de 1,5 milhões de euros na construção do Centro Escolar da Pelariga, a única freguesia que ainda...

No regresso às aulas, os exames COVID19 em Soure são todos negativos

Quatro centenas de testes negativos é o resultado do exame serológico ao COVID19 levado a cabo pela Autarquia de Soure. A monitorização no âmbito...

O Município de Soure testa ao COVID19 todo o dispositivo escolar, antes do início das aulas.

Uma vez mais, o Município de Soure leva a cabo a realização de testes serológicos para despiste COVID19. Desta feita, os profissionais ligados à...

Alerta para o perigo elevado de incêndios

Face à contínua evolução das previsões meteorológicas para hoje, que apontam para a persistência de tempo quente e seco com agravamento nos índices de...