- Publicidade -
Quinta-feira, Janeiro 28, 2021

O “Espaço de Cidadania” do Município de Soure já se encontra em funcionamento

O novo “Espaço de Cidadania” em Soure, reúne nas mesmas instalações, o Gabinete de Inserção Profissional (GIP), o Balcão da Inclusão, o Gabinete de Apoio ao Emigrante, o Gabinete da Igualdade e Apoio à Vítima e o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor.

O GIP tem como objetivo reforçar a atuação do Serviço Público de Emprego no apoio
à inserção profissional dos desempregados, com atuação de proximidade aos territórios e às populações e em estreita articulação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

O Balcão da Inclusão resulta da celebração de um protocolo entre o Município e o
Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. para integração da Rede Nacional dos Balcões da Inclusão. Este serviço destina-se ao atendimento qualificado dos Munícipes com deficiência/incapacidade e respetivas famílias, bem como dos técnicos e instituições que desenvolvem qualquer tipo de atividade neste domínio, assegurando-lhes uma informação integrada sobre os direitos, benefícios e recursos existentes para a resolução dos problemas colocados.

O Gabinete de Apoio ao Emigrante disponibiliza um atendimento gratuito aos Munícipes que tenham estado emigrados, aos que estão em vias de regresso, aos que residem ainda no país de acolhimento e àqueles que desejam emigrar, apoiando-os na resolução dos diversos problemas que surjam.

O Gabinete da Igualdade e Apoio à Vítima é uma estrutura gratuita e confidencial, de
Atendimento, Acompanhamento, Apoio Especializado e Encaminhamento a Vítimas de
Violência Doméstica e Violência de Género, visando a sensibilização e produção de
materiais nestas áreas.

Por protocolo celebrado com a Direção-Geral do Consumidor, o Município implementou o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), destinado aos Munícipes residentes, com o objetivo de prestar informação aos consumidores, apoiar na resolução de conflitos de consumo, encaminhando as reclamações para os centros de arbitragem ou para as entidades reguladoras ou de fiscalização competentes.

Todos estes serviços têm novas instalações na Rua Alexandre Herculano, bem perto dos  serviços municipais de Ação Social e Saúde e da Segurança Social.

- Publicidade -

Últimas notícias