Do saber ao comer – Alvaiázere, rota de sensações

-

No passado sábado, dia 15 de maio, o Município de Alvaiázere dinamizou o roteiro imersivo “Do saber ao comer – Alvaiázere, rota de sensações”.

Esta iniciativa, inserida na Rede Cultura 2027, teve como objectivo a divulgação do património natural, histórico e gastronómico do concelho de Alvaiázere.

Recebidos no Museu Municipal pela Vereadora da Cultura, Dra. Sílvia Lopes, os inscritos, oriundos do distrito de Leiria, foram conduzidos por um percurso orientado que explorou algumas características paisagísticas e edificadas do Santuário de Nossa Senhora dos Covões, do baloiço da Serra, da Serra de Alvaiázere e do Complexo Megalítico do Rego da Murta.

- Publicidade -

Por entre montes e vales (com as devidas precauções e condições de segurança sanitária), ao som do vento e das melodias cantadas pelos pássaros e pelas cigarras, os intervenientes observaram e sentiram o pulsar do território, expresso em várias manifestações naturais e culturais como as formações cársicas, as manchas de carvalho cerquinho, as orquídeas selvagens, as ervas aromáticas, os fornos da cal, os lagares de azeite, as antas do Rego da Murta, entre outras.

Na paisagem deslumbrante do complexo megalítico do Rego da Murta, pintada pelas cores típicas da época, os participantes foram presenteados com um almoço de época onde não faltaram as tradicionais iguarias à base de chícharo.

Findo o almoço, era chegada a vez de explorar os monumentos e recordar vidas megalíticas.

Num ambiente quase familiar rumou-se ao Museu Municipal onde se procedeu à visita das exposições patentes ao público.

Partilhe nas redes

Recente

error: Alerta: Conteúdo protegido !!