Alvaiázere: O percurso pedestre dos Megalápias está aberto

-

[ad_1]

O percurso pedestre do Bofinho é um percurso circular, que integra a rede natura 2000, com inicio e fim na antiga Escola Primária do Bofinho. Saindo da escola, em direcção à Serra de Alvaiázere, o percurso passa pela Aldeia do Bofinho convidando-nos a contemplar alguns pormenores característicos da arquitectura rural da região.

Entre a Aldeia do Bofinho e o Bofinho, encoberta por uma densa vegetação, vamos encontrar a mais emblemática depressão (em forma de funil) da região de Alvaiázere/Ansião: a Dolina do Bofinho.

Um pouco mais à frente, avistamos a imponente Fórnea do Bofinho ladeada por um extenso olival. Prosseguindo o caminho, em direcção a Este, circundamos a Serra de Alvaiázere até avistarmos a histórica Vila de Alvaiázere.

Alcançado esse ponto, começamos a descer até encontrar um trilho que emerge de uma magnífica mancha de Carvalho Cerquinho e que nos conduz à Capela de Nossa Senhora dos Covões. Aí, podemos descansar e desfrutar da vista sobre Alvaiázere.

Retomando o percurso, prosseguimos por um pequeno trilho que nos conduz à zona da Mata onde podemos observar invulgares formações calcárias, como por exemplo megalapiás. Rumando em direcção ao Bofinho, por um trilho junto ao leito da ribeira da Barroca, são-nos dadas a conhecer outras particularidades da região.

[ad_2]

Partilhe nas redes

Recente

error: Alerta: Conteúdo protegido !!