Quarta-feira, Setembro 30, 2020

A Ministra da Coesão Territorial estará amanhã em Pombal

As actividades programadas intituladas “Em dias de Bodo” têm início às 18h00 com a receção à Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, nos Paços do Concelho.

Seguir-se-á a inauguração das obras de requalificação do Jardim do Cardal, com acompanhamento musical com o Ensemble de Clarinetes da Sociedade Filarmónica Vermoilense.

Às 19h30 terá lugar uma visita à exposição patente nos Claustros dos Paços do Concelho alusiva a projetos realizados e a executar no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) da Cidade de Pombal, seguida do visionamento, em antestreia, do documentário “Memórias das Festas do Bodo”, no Salão Nobre do Município (sessão para um número muito reduzido de convidados).

A requalificação do Jardim do Cardal, teve um investimento de cerca de 600 mil euros, inserido no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) da Cidade de Pombal, cofinanciado por fundos comunitários.

A intervenção pretendeu adequar o espaço, localizado em pleno centro da cidade, “às vivências no espaço público da sociedade atual”. Procurou, essencialmente, “recuperar a essência do jardim, criando condições favoráveis à estadia e utilização do espaço para lazer, encontro e contemplação.”

O espaço central foi adaptado para a ocorrência de eventos, sobretudo culturais, recreativos e musicais, tendo sido introduzido um elemento de água com nebulizadores, de forma a poder ser circulável, que quando está desligado não é visível, permitindo que seja ligado em dias especiais ou nos dias de verão mais quentes.

No contorno de todo espaço central foi realizado um alinhamento arbóreo, intercalado com bancos, que “reforça a centralidade e a formalidade do espaço”. Estas novas árvores substituíram as que apresentavam um estado fitossanitário e risco de queda que justificou o seu abate.

Foi realizado, ainda, uma reformulação de todos os canteiros e reabilitada a pérgula. Na sequência desta intervenção foram efetuados trabalhos de limpeza e tratamento do busto de homenagem ao Marquês de Pombal.

SICÓ TV NOTÍCIAS
SICÓ TV NOTÍCIAS

A presença da Ministra da Coesão Territorial acontece por ocasião do evento “Em dias de Bodo” que pretende assinalar a data em que tradicionalmente se festejam as Festas do Bodo, este ano canceladas devido ao contexto de pandemia Covid-19. O “Em dias de Bodo” prevê a realização de alguns momentos culturais, a cargo de artistas locais, a decorrer ao ar livre, na Praça Marquês de Pombal.

Destaque para a presença, no Largo do Cardal de um gafanhoto tridimensional que dará a conhecer a lenda do Bodo, associada a uma praga de gafanhotos que assolou a então vila de Pombal.

 

 

 

 

 

SICÓ TV

São Mateus em Soure arranca hoje e prolonga-se até ao dia 22

É em contexto de pandemia Covid19 que se realiza este ano a Festa de São Mateus em Soure. O Município e a Associação Empresarial...

1,5 milhões de euros para a construção do Centro Escolar da Pelariga

O Município de Pombal vai investir cerca de 1,5 milhões de euros na construção do Centro Escolar da Pelariga, a única freguesia que ainda...

No regresso às aulas, os exames COVID19 em Soure são todos negativos

Quatro centenas de testes negativos é o resultado do exame serológico ao COVID19 levado a cabo pela Autarquia de Soure. A monitorização no âmbito...

O Município de Soure testa ao COVID19 todo o dispositivo escolar, antes do início das aulas.

Uma vez mais, o Município de Soure leva a cabo a realização de testes serológicos para despiste COVID19. Desta feita, os profissionais ligados à...

Alerta para o perigo elevado de incêndios

Face à contínua evolução das previsões meteorológicas para hoje, que apontam para a persistência de tempo quente e seco com agravamento nos índices de...